02/12/2017

Mostra Muralha: o começo do FIM




MOSTRA MURALHA
Neste domingo, acontece a largada oficial do 14º FIM com a tradicional Mostra Muralha na Fortaleza de São José. Momento de ocupação dos espaços públicos de Macapá, a Mostra Muralha acontece há onze anos, e exibe curtas-metragens de diversos gêneros e técnicas. Uma forma tipicamente amapaense de exibir filmes. Uma celebração ao audiovisual e a Fortaleza de São José.

No total, são 08 produções cinematográficas de vários estados do país, desde o Pará, passando por Goiânia até Espírito Santo, que serão exibidas gratuitamente. A classificação indicativa da mostra é 14 anos.

O 14º FIM acontece de 03 a 09 de dezembro.
Acompanhe a programação também nas redes sociais. No facebook e no instagram @festivalfim.

Veja a programação para este domingo:

PEDAÇOS DE PÁSSAROS     
Direção: Andrei Miralha e Marcílio Costa
Ano: 2016
Duração: 13’13”
Origem: Belém (PA)
Classificação: Livre
Sinopse: O pássaro como metáfora das relações do homem no mundo contemporâneo. Fragmentos, pedaços da vida cotidiana abordados poeticamente.

MANIFESTO PORONGOS
Direção: Thiago Köche
Ano: 2016
Duração: 15’57”
Origem: Porto Alegre (RS)
Classificação: Livre
Sinopse: O documentário "Manifesto Porongos" faz parte de um projeto do grupo de hip hop gaúcho Rafuagi, que além do curta-metragem, tem também um videoclipe. O projeto visa contar a verdadeira identidade da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, sempre ensinada como abolicionista. No documentário mostramos o outro lado, o da verdade sempre omitida, o do Massacre de Porongos, onde negros que lutaram por sua liberdade tiveram suas vidas tiradas covardemente num dos maiores atos racistas e genocidas da história do país.

PÉ NA TÁBUA... VIDA QUE SEGUE
Direção: Cervantes Sobrinho e Lucíola Figueiredo
Ano: 2016
Duração: 7’17”
Origem: Campos do Jordão (SP)
Classificação: Livre
Sinopse: O preconceito contra jovens praticantes de um esporte nada elitista em Campos do Jordão.
 

PRÓXIMA
Direção: Luiza Campos
Ano: 2017
Duração: 15’
Origem: São Paulo (SP)
Classificação: Livre
Sinopse: Aos doze anos, Carol percebe que o mundo ao seu redor está muito parecido: suas tias e primas, as amigas da escola, as mulheres nas lojas, as cantoras da internet, todas estão com o cabelo liso. Menos ela.

IMBILINO VAI AO CINEMA
Direção: Samuel Peregrino
Ano: 2017
Duração: 15’41”
Origem: Goiânia (GO)
Classificação: Livre
Sinopse: A 318 quilômetros de Goiânia, na cidade de Caiapônia, nasceu o caipira Imbilino. O personagem protagoniza as tramas de Hugo Caiapônia, nome artístico do cineasta Hugo Batista da Luz, que contrariando a lógica do mercado audiovisual, já rodou cinco longas-metragens gravados sem recursos públicos, lotando as salas de cinema por onde passa.

A HISTÓRIA DE ZAHY
Direção: Otoniel Oliveira
Ano: 2017
Duração: 7’42”
Origem: Belém (PA)
Classificação: 12 anos
Sinopse: Animação que conta a história da criação da Lua segundo a sociedade indígena Tembé-Tenetehara e é narrado na língua Tupi Tenetehara. Zahy é um valente guerreiro que decide fazer algo proibido na aldeia. Se for descoberto, terá de enfrentar consequências irreversíveis.

HIC
Direção: Alexander S. Buck
Ano: 2017
Duração: 14’54”
Origem: Vitória (ES)
Classificação: 14 anos
Sinopse: Hic é onomatopéia para soluço, e aqui é também um conto de Ori, o Orixá pessoal responsável pela intuição e destino. Nesta incrível jornada, um maratonista africano vence a 13ª Maratona Internacional de Vitória quando uma crise de soluço o leva para longe de sua medalha e de seu sonho. O desenrolar dos soluços teleportadores transfigura-se numa alegoria para a condição do negro no Brasil. Um curta fantástico sobre empoderamento negro.

APESAR DE TUDO
Direção: Janaina Dórea
Ano: 2017
Duração: 17’33”
Origem: Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: Livre
Sinopse: Joana recebe uma carta de sua mãe, com quem não fala há um bom tempo, e decide ir ao seu encontro. Entre mágoas e ressentimentos, uma descoberta as faz refletir sobre o quanto tudo pode ser tão efêmero e fugaz.

SERVIÇO: 
Mostra Muralha
Data: 03 de dezembro
Local: Muralha da Fortaleza de São José
Duração: 1h45
Horário: 19h
Classificação: 14 anos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...