30/12/2008

8doismileoitoinfinitos8

Por que infinito? É antes de tudo uma brincadeira com o oito que se cansou e deitou ao lado dos zeros a sua esquerda, lembra as rodas da bicicleta e do projetor que uma hora ou outra param, mas enquanto rodarem repouzarão no infinito caminho da imagemovimento, assim é o Fim - que já tem essa personalidade própria de roda, uma quase autoexistência.
Ou melhor dizendo, foi. Fico devendo as fotos por hora. Esse fim foi, como costumamos dizer, a cosolidação do trabalho do ano que, de maneira mágica, se materializou nas mostras dos dias 15 e 16 no sesc Araxá (grande parceiro).
Infelizmente sentimos uma queda nas produções locais, na verdade foi mais uma manutenção de um ritmo razoavel de produções, mas muito felizes com as obras realizadas coletivamente nas oficinas do univercinema e com aqueles vídeos que chegaram em cima do evento pra rodar pela primeira vez (isso é típico do pessoal do mukifo).
Quanto ao espaço não há o que reclamar, teve aquela chuva que rolou no inicio do primeiro dia, direcionando todo o público pra sala 2 (ambiente fechado). O Sesc e a Michele foram essencias para que esse ano o fim assumisse uma estrutura logística de prima... Tela Inflável e a sala charles chaplin não deram trabalho o que nos permitiu focar na programação e colocar os filmes que ninguém espera ver a não ser no fim.
Muito vídeo louco chegou, o que nós fez optar pela primeira vez em fazer mostras simultâneas, especialmente o DIA da animção que fez sua segunda mostra no fim a primeira foi 28 de outubro na unifap. Dentre as dificuldades o atrazo pra sair e esse blog e o site novo que ainda não tá rolando, mas tem o bom e velho imagemovimento no ar com muita coisa.
Pra esse ano sinto que vamos nos relacionar melhor com a net, uma vez que o blog é definitivo, o novo site tá em contrução e já não meis um bicho de sete cabeças botar videos on-line (aguardem).

Cinema de 'Shoping' (antes de falar do fim2008)

Tive a vontade de fazer do blog um espço de discussão, o alexandre já havia proposto isso, mas hoje veio o conteúdo, depois do que aconteceu nesse dia chuvoso na capital das mangueiras (a qual estou de passagem). OLha que situação que reflete muito bem o cinema enquanto mercadoria e enquanto cultura.

Apesar, de belém possuir, ainda um leque de possíbilidades de projeção, como os cinemas da Doca, Olimpia e Libero - que são 'públicos'... existe de fato uma carência por uma Diversidade que é sensivel na era da imagem. Os cinemas de Nazaré (Cine Nazaré 1 e 2) e o Cinema 4, na São Pedro estão de portas fechadas, sendo que o de nazaré já é uma loja americanas.

Quanto aos cinemas públicos, exceto o líbero, se restringem a uma programação rotineira e fatídica, que subutiliza um espaço riquíssimo. Não podemos deixar de louvar as ações que ainda mantem vivos esses espaços, mas acho que é muito pouco pra uma cidade desse tamanho, com tanta gente e tantas produções que se referenciam nesse centro.

Hoje quem quer ver um filme que não seja o chupa-chupa as 18:30 no olímpia (doctv sobre alienigenas em viseu - muito bom), tem que ir ao shopping, pois só lá tem cinema comercial agora e os filmes são uma porcaria, lixo mesmo. Eu tava querendo ver ensaio sobre a cegueira que provavelmente não irá passar em macapá. Acho que é um filme comercial, já saiu de cartaz... acho que agora só em dvd.

seria esse, depois da compra dos cinemas por igrejas o último recanto do cinema, o shoping, mais um fim do cinema?

Ps:
sinto muita falta dos cinemas antigos, principalmente do Palácio que foi comprado pela universal e agora dos outros onde passei durante a infância...e odeio shopings.

12/12/2008

8

Programação FIM2008

Imagens e sons vieram dos mais variados recantos do Brasil e do mundo e chegaram a Macapá para serem exibidos no Festival de Imagem-Movimento. Esse ano o público que participar do festival terá a oportunidade de assistir a mais de 50 trabalhos que contemplam os mais diversos gêneros, formatos e linguagens.São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Portugal, foram alguns dos lugares que fizeram os seus correios trabalharem para que todo esse material pudesse aportar aqui, na terra do FIM.De documentários sobre ribeirinhos até animação 2D sobre as Olimpíadas de Pequim a 5ª edição do FIM está repleta de surpresas que marcam o amadurecimento do evento. Outro fator que mostra como o trabalho dos realizadores do festival tem progressivamente evoluído é o reconhecimento que o FIM tem recebido de várias instituições importantes da cena audiovisual brasileira como o Fórum dos Festivais, o Kinoforum e o Guia Brasileiro de Cinema e Vídeo.



A programação desse ano contará com dois dias nos quais acontecerão três mostras. Veja abaixo o que vai rolar nas telas do FIM 2008:

Serviço:
FIM – Festival de Imagem Movimento
Data: 15 e 16 de dezembro de 2008
Hora: 18:00 – 22:00
Local: SESC ARAXÁ
Contatos: Alexandre Brito – 8118 35 10
Augusto Tuto – 8115 33 08
Cassandra Oliveira – 9974 31 80
Email: imagem.movimento@gmail.com
Sítio: www.fim2007.blogspot.com
www.imagemovimento.org
www.univercinema.blospot.com


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...